UMA PRAÇA ESTRATEGICAMENTE LOCALIZADA!
A maioria das linhas de ônibus da capital tinham como trajeto o centro de Fortaleza, no início da década de 70 a praça já havia se transformado em um dos primeiros grandes terminais de ônibus da cidade.MUDANÇAS!
Em 1971, o prefeito José Walter entregou a reforma da Praça Castro Carreira, mais como conhecida como Praça da Estação. A praça havia sido adaptada para servir como terminal de transportes coletivos. Para lá, foram transferidas 14 linhas da Praça José de Alencar.“A Praça José de Alencar é todo um grito de protesto à espera de ser ouvido. Nela, os problemas se acumulam, com a lama nos meios-fios, os vendedores ambulantes gritando vantagens de seus produtos e os marginais se mesclando com eles para o temor dos transeuntes. Os transportes coletivos são um desacerto para todos. Essa é a realidade da Praça José de Alencar.”
Jornal O Povo - 21/01/1975
A ideia da gestão do então prefeito Evandro Ayres era que os coletivos com destino à praça passassem a ser do tipo circular, com paradas rápidas de dois em dois quarteirões no perímetro central.
A REFORMA DA PRAÇA JOSÉ DE ALENCAR!
Em 1975, uma pesquisa realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito, revelou que a praça recebia mais de 300 ônibus por hora.A reforma da Praça José de Alencar foi concluída em dezembro de 1979. A nova praça continuava a servir como terminal de ônibus para 54 linhas da capital, e permaneceu assim até 1987, quando foi decidido pela extinção daquele terminal.
Créditos:
Primeira foto: Visão da Praça José de Alencar após a reforma de 1979.
Segunda foto: Av. da Universidade, um dos corredores de acesso ao centro.
Terceira foto: Praça José de Alencar 1981 (Foto: Gentil Barreira).
Quarta foto: Praça José de Alencar.
Quinta foto: Plano de reforma do prefeito Evandro Ayres.
Sexta foto: Jornal O Povo 1987,, extinção do terminal da Praça José de Alencar.
Pesquisas: Fortalbus.com
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