Ocorrerá em fevereiro a confirmação dos indicados ao Prêmio Nobel da Paz 2017, e a fortalezense Maria da Penha Maia Fernandes deve ser uma das indicadas.
Em agosto de 2016 a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) e a primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg, anunciaram que Maria da Penha seria a indicação do Congresso Nacional ao prêmio, por conta das celebrações de dez anos da Lei (11.340/06), a Leia Maria da Penha.
A nomeação dos vencedores do maior prêmio mundial de promoção de paz ocorre, anualmente, em outubro, na Noruega.
O Prêmio Nobel da Paz pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas em resoluções de problemas sociais.
Maria da Penha é de Fortaleza, nasceu em 1945, Maria da Penha e suas três filhas foram vítimas de violência psicológica repetidas vezes até que em uma noite de 1983, a farmacêutica levou um tiro de espingarda enquanto dormia. Um tiro desferido pelo próprio marido. Penha ficou paraplégica.
O agressor e esposo de Penha alegou que a família tinha sido vítima de um assalto. Após três meses do caso, o esposo de penha tentou eletrocutá-la durante o banho.
Maria da Penha conseguiu sair de casa através de uma proteção judicial e iniciou sua jornada de luta por justiça. Após 15 anos de espera por justiça, Penha denunciou seu caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos, então o Brasil foi condenado pela Corte, que como medida recomendou que o país adotasse reformas legislativas para prevenir e punir a violência doméstica.
Nasceu em 7 de agosto de 2006 uma das três mais avançadas do mundo no campo do direito da mulher, a lei Maria da penha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário